#5 Sugestões de Natal – Caramelos Salgados


Um dos presentes que ofereci este natal, e que andava para experimentar à bastante tempo foram estes caramelos salgados.
Adoro a combinação do doce do caramelo com o as pedrinhas de sal que se sentes ao saboreá-los.

Quando era miúda havia sempre uns caramelos muito parecidos a estes na casa dos meus avós, por isso fazer esta receita, remeteu-me também aos meus tempos de miúda. 🙂


Ficam macios, colam-se aos dentes … tudo o que se pede num caramelo!

Para fazer esta receita, é necessário um termómetro de culinária pois só com ele conseguimos atingir com maior certeza o ponto de caramelo desejado.

Ingredientes:

  • 200 ml de natas
  • 30 g de manteiga
  • 1 c.chá de sal
  • 50 ml de água
  • 55 ml de glucose
  • 300 g de açúcar
  • 1 c.chá de extracto de baunilha
  • Flor de sal para decorar

Modo de Preparo:

  1. Começar por forrar com papel vegetal uma forma de (8 x 8 cm), deixando excesso de papel nas laterais para poder à posteriori desenformar os caramelos.
  2. Untar o papel vegetal com um pouco de óleo.
  3. Numa panela, aquecer as natas com o sal e a manteiga, o suficiente apenas para derreter a manteiga, retirar do lume e reservar.
  4. Numa outra panela, preferencialmente alta, misturar a água com o açúcar e a glucose, até que esteja tudo incorporado.
  5. Levar ao lume médio-alto, sem mexer, até que a temperatura no termómetro marque 150 ºC. Durante este processo poderá ser necessário, com o auxílio de um pincel demolhado em água, limpar as bordas da panela de forma a retirar os cristais de açúcar que se vão formando. É muito importante que não se mexa a mistura pois pode cristalizar todo o açúcar.
  6. Ao atingir a temperatura de 150ºC, retirar o caramelo do lume e aos poucos, cuidadosamente, adicionar as natas previamente reservadas. A mistura irá borbulhar bastante e subir de volume na panela, nesta fase é necessário muito cuidado para evitar queimaduras.
  7. Depois da mistura estar devidamente combinada, voltar a levar a panela ao lume, sempre sem mexer, e deixar borbulhar em lume médio-baixo, até que a temperatura atinja os 125 ºC. (cerca de 40 minutos).
  8. Quando atingir os 125 ºC retirar do lume, misturar o extracto de baunilha.
  9. Dispor o caramelo sobre a forma previamente forrada, deixar arrefecer cerca de 30 minutos e depois salpicar sobre o topo dos caramelos uma pitada de flor de sal.
  10. Os caramelos devem então repousar e arrefecer completamente cerca de 2 horas. Depois poderão ser cortados e embrulhados em papel vegetal.
  11. Estes caramelos conservam-se no frigorífico cerca de 1 mês (se chegarem até lá :))

Bons cozinhados 🙂
Anúncios

18 thoughts on “#5 Sugestões de Natal – Caramelos Salgados

  1. Oi Ana, que receita interessante! Diga-me uma coisa, as natas a que se refere é o creme de leite aqui do Brasil ou é a nata que se forma em cima do leite puro de vaca? Agradeço e aguardo a resposta para poder experimentar. Beijos e obrigada por compartilhar receitas tão especiais…

    Gostar

  2. Olá Cristiana, é possível que sim. Geralmente, assim que a temperatura desejada é atingida, deve retirar a mistura do lume. Para além disso, a temperatura deve ser sempre medida no centro do tacho, nem muito à superfície, nem a tocar o fundo, aí sim terá o valor da temperatura mais aproximado do real. Espero ter ajudado.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.