DIY – Mistura de chocolate quente (de caramelo)

Sabem o que é que combina mesmo bem com um dia frio e chuvoso? Uma bela chávena de chocolate quente!
Numa das minhas idas ao supermercado, deparei-me com o novo chocolate da Nestlé de Caramelo e no imediato decidi que o tinha de experimentar num chocolate quente.

Como já referi em outros posts, no Natal gosto de oferecer cabazes com uma série de petiscos caseiros e este ano um deles foi a mistura de chocolate quente. É essa receita que venho hoje partilhar convosco, sendo que desta vez experimentei este novo tipo de chocolate.

É muito prática de preparar e facilita muito a nossa vida, pois no dia em que nos apetece um pouco de chocolate quente, basta ferver um pouco de água ou leite e juntar duas ou três colheres de sopa desta misturar e degustar.
Simples e delicioso, mesmo como eu gosto! 🙂

Ingredientes:

  • 200 g chocolate culinário  – 1 tablete (usei com caramelo, podem usar o de preferência)
  • 150 g de cacau em pó
  • 100 g de leite em pó
  • 3 c.sopa de amido de milho
  • 1 c.sopa de açúcar baunilhado (ver como fazer aqui)
  • 1 c.chá de café em pó
  • 100 g de açúcar em pó
  • 1 pitada de sal

Preparo – Modo Tradicional:

  1. Ralar a tablete de chocolate o mais finamente possível (o ideal é uma picadora, caso não tenha use um ralador). Reservar.
  2. Juntar todos os restantes ingredientes e peneirar de forma a fazer a mistura o mais solúvel possível.
  3. Juntar o chocolate picado e misturar. Colocar em frascos esterilizados.
  4. Para preparar o chocolate quente, basta ferver um pouco de água ou leite e juntar duas ou três colheres de sopa desta misturar e degustar (a adição de mais açúcar é opcional).

Preparo – Com robot de cozinha:

 

  1. Peneirar todos os ingredientes com excessão da tablete de chocolate e reservar.
  2. No copo colocar a tablete de chocolate partida em pedaços grosseiros, dar dois golpes de turbo e programar 10 segundos, velocidade 8. Juntar a mistura previamente reservada e programar 10 segundos, velocidade 3 inversa. Colocar em frascos esterilizados.
  3. Para preparar o chocolate quente, basta ferver um pouco de água ou leite e juntar duas ou três colheres de sopa desta misturar e degustar (a adição de mais açúcar é opcional).

 

 

 

 

 

 

Bons cozinhados! 🙂

Advertisements

19 thoughts

  1. Ana tenho tantas receitinhas suas nos meus favoritos que você nem imagina!!!! E não ficam só guardadas não, eu as faço, como o doce de leite, ai que delícia!!! Meu marido disse nunca ter experimentado nenhum doce de leite tão bom como aquele! Usei a baunilha, ficou um delírio de tão bom! Esta do chocolate ficará até chegar o friozinho, com certeza lembrarei de fazer!!!! Beijinhos…

  2. Olá!Confesso que esta etiqueta em particular já não me recordo onde encontrei (foi de uma imagem retirada da internet). Contudo se pesquisar por imagens no google com a descrição “hot chocolate label” verá que tem inúmeras opções de etiquetas 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.