Tomates secos [dry tomatoes – oven roasted]

 

(Scroll down for English version)

A primeira vez que comi tomate seco, era ainda pequenina (devia ter para aí uns 9/10 anitos) e lembro-me que na altura não achei muita piada. Mas com a idade, os gostos mudaram (gosto de pensar que evoluíram) e o sabor do tomate seco tornou-se algo que no meu paladar faz todo o sentido.

Em Portugal não é muito comum encontrar à venda pelo que decidi aproveitar a quantidade simpática de tomates que tenho em casa e fazer o meu próprio tomate seco.
Se na vossa casa, o tomate também abunda nesta altura do ano, têm de experimentar esta receita! 🙂

A forma como tradicionalmente é feito, e como mais gostoso fica, é deixando secar ao sol, durante dias e dias. Pessoalmente não tenho grande paciência para isso por isso achei que fazer no forno poderia permitir um resultado aproximado e matar saudades de um sabor que tanto gosto.
O processo em si, ainda que extremamente simples, é um pouco demorado, mas garanto que vale mesmo muito a pena.

Podem simplesmente secar o tomate e guardar em sacos plásticos ou frascos herméticos ou então deixar em azeite com temperos (pessoalmente a minha forma preferida).

Ingredientes:

  • 1 Kg de tomates
  • sal a gosto
  • azeite para cobrir
  • 3 dentes de alho sem casca
  • 3 folhas de louro
  • oregãos a gosto
Modo de Preparo:
  1. Cortar os tomates em quartos ou em oitavos e polvilhar com umas pedras de sal (quanto mais pequenos os pedaços mais depressa secará o tomate).
  2. Dispor os tomate cortado num tabuleiro de forno e levar ao forno por 2h30 a 3h a 120ºC (impedir que a porta do forno feche totalmente colocando para isso uma colher de pau entre o forno e a porta).
  3. Passado esse tempo, deixar o tomate arrefecer por completo antes de o colocar em frascos herméticos com os restantes temperos (alho, louro e oregãos) e regar com o azeite até cobrir totalmente. Enfrascado dura até 6 meses.

 

 

 

 

 
Ingredients:
  • 1 kg of tomatoes
  • salt to taste
  • olive oil to cover
  • 3 peeled garlic cloves
  • 3 bay leaves
  • oregano to taste

 

 
Method of preparation:
  1. Cut the tomatoes into quarters or into eighths and sprinkle with some salt (the smaller the pieces the faster they will dry).
  2. Arrange the sliced tomato on a baking tray and bake for 2:30 to 3 hours at 120 ° C (prevent the oven door of closing completely by putting a wooden spoon between the oven and the door).
  3. After this time, let the tomatoes cool completely before placing in airtight jars with the remaining spices (garlic, bay leaf and oregano) and sprinkle with olive oil to cover completely. It lasts up to 6 months.
Anúncios

22 thoughts on “Tomates secos [dry tomatoes – oven roasted]

  1. Esse azeite que depois fica nos frascos é excelente para temperar saladas ou massas. Também gosto de fazer pesto de tomate seco. Mas nunca experimentei secar eu própria os tomates, mas de facto é simples. Uma pergunta: as pedras de sal não fazem com que o tomate liberte ainda mais água?Beijinho. Susana

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.