Rolinhos vietnamitas de frango e legumes com molho sweet thai chilli

Aqui em casa todos gostam de um bom petisco. Somos todos “bons garfos” mas os petiscos são sem dúvida os mais apreciados.
Procuro servir sempre opções variadas, para não entrar na rotina. Há petiscos tradicionais e depois há os menos convencionais e que normalmente só comemos em restaurantes. E são mesmo esses que me dão mais gosto fazer.

Recebi em casa para testar alguns produtos da marca Amoy e fiquei particularmente entusiasmada com o molho sweet thai chilli, pois gosto mesmo bastante. O contraste do doce com o picante e o sabor de malagueta enche-me as medidas! 🙂
Achei que iria resultar lindamente com uns rolinhos vietnamitas, e não me enganei.
Andava há muito tempo para experimentar as folhas de arroz, mas queria experimentar fritas ao invés de apenas demolhadas em água como são mais tradicionais. Gostei muito do resultado, sem dúvida a repetir.

Recomendo para quem, como eu, aprecia molhos deste estilo doce/picante. Não é demasiado picante, e é mesmo viciante!

Ingredientes:

  1. 2 coxas de frango (sem pele nem osso)
  2. 1 cenoura pequena (sem a casca)
  3. 1/2 chávena de couve coração cortada em juliana
  4. 1 c.chá de gengibre fresco (sem a casca)
  5. 1 dente de alho descascado
  6. 1/2 malagueta
  7. 1 raminho de salsa
  8. 2 c.sopa de molho de soja (usei Soy Sauce Light da Amoy)
  9. 1 embalagem de molho sweet thai chilli da Amoy
  10. 14 folhas de arroz
  11. água fria qb
  12. óleo para fritar

Preparo – Modo Tradicional:

  1. Começar por preparar o recheio picando finamente o frango, se tiverem um processador de comida, usem-no neste passo.
  2. Numa tigela misturar a carne com a cenoura ralada, a couve, o gengibre ralado, o dente de alho picado, a malagueta e a salsa  picada e o molho de soja, e misturar bem.
  3. Encher uma travessa com a água fria e demolhar uma folha de arroz por cerca de 10 a 15 segundos. Colocar a folha de arroz sobre um pano de cozinha, de forma a escorrer o excesso de água. Na parte superior da folha, colocar uma colher de chá bem cheia do recheio e dobrar na sequência abaixo demonstrada. Repetir este passo com os restantes rolinhos.
  4. Colocar cada rolinho numa folha de papel de cozinha húmido, sem colar os rolinhos uns aos outros caso contrário poderão rasgar-se. (a massa depois de hidratada fica peganhenta).
  5. Levar os rolinhos a fritar em óleo quente até que dourem ligeiramente.
  6. Retirar e deixar escorrer bem antes de servir.
  7. Servir com molho sweet chilli.

Preparo – Modo Tradicional:

  1. Começar por preparar o recheio colocando no copo o frango e dando alguns golpes de turbo até  ficar bem triturado. Reservar.
  2. Sem limpar o copo, colocar o gengibre, a cenoura, a salsa, a malagueta e o alho e programar 10 segundos, velocidade 6. Adicionar a carne e o molho de soja e programar 10 segundos, velocidade 3. Com o auxilio da espátula incorporar a couve misturando bem.
  3. Encher uma travessa com a água fria e demolhar uma folha de arroz por cerca de 10 a 15 segundos. Colocar a folha de arroz sobre um pano de cozinha, de forma a escorrer o excesso de água. Na parte superior da folha, colocar uma colher de chá bem cheia do recheio e dobrar na sequência abaixo demonstrada. Repetir este passo com os restantes rolinhos.
  4. Colocar cada rolinho numa folha de papel de cozinha húmido, sem colar os rolinhos uns aos outros caso contrário poderão rasgar-se. (a massa depois de hidratada fica peganhenta).
  5. Levar os rolinhos a fritar em óleo quente até que dourem ligeiramente.
  6. Retirar e deixar escorrer bem antes de servir.
  7. Servir com molho sweet chilli.

 

 

 

Anúncios

9 thoughts on “Rolinhos vietnamitas de frango e legumes com molho sweet thai chilli

  1. Já os tinha visto nas redes sociais e agora vim aqui cuscar o preparo. Também gostava de experimentar as folhas de arroz. Achas difíceis de trabalhar? Cá em casa também somos dos petiscos. Não há nada melhor.Gostei destes rolinhos tem ar de quem comia e pedia mais.Beijinho

    Gostar

  2. Olá Sarinha! :)Não são nada difíceis de trabalhar, só tens de ter o cuidado de as hidratar bem e depois disso, ter em mente que a massa cola-se a tudo com muita facilidade. Não deixe os rolinhos se encostarem uns aos outros!Provei a massa sem fritar, e não fiquei particularmente fã da consistência. Fritos ficam gulosos, como aliás tudo o que é frito :)Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.