Rolinhos de canela [Receita em vídeo]


Já há muito tempo que não participava num desafio do grupo “Dia Um… Na Cozinha!” (um grupo de Facebook) onde ao dia 1 de cada mês os participantes são desafiados a cozinhar algo temático. O tema do mês de Novembro são Pães Doces, e sendo algo que adoro fazer, achei que era uma ótima forma de voltar a participar neste desafio.

Os rolinhos de canela (também conhecidos como Cinnamon Rolls) são os “queridos” cá de casa, ninguém lhes fica indiferentes e aproveitando que as receitas de forno já apetecem, decidi por literalmente as mãos na massa.

Já havia partilhado uma receita destes pães, a mais tradicional com cobertura de queijo creme, que podem encontrar aqui, mas desta vez optei por uma sugestão mais simples e sem a cobertura.
Adicionei passas pois apreciamos, mas se não gostarem podem omitir, ou substituir por outro ingrediente que gostem (frutos secos, frutas cristalizadas, chocolate, etc).

E como é uma receita que gostamos mesmo muito, decidi gravar o passo-a-passo em video para que quem possa estar indeciso veja que até são simples de preparar 🙂

Conservados num recipiente hermético mantêm-se fofos até 3 dias.

Ingredientes:
Pão

  • 40g fermento de padeiro fresco
  • 250ml de leite
  • 1 ovo
  • 100g de manteiga
  • 600g de farinha (poderá não ser necessário usar toda)

Recheio

  • 100g de manteiga amolecida
  • 120g de açúcar
  • 1 c.sopa de canela em pó
  • 2 c.sopa de passas (opcional)
Cobertura
  • 1 ovo
  • 1 c.sopa de água
  • 1 pitada de sal
  • açúcar cristal a gosto
  • açúcar em pó a gosto
https://primetag.net/pulse/2ObJZQEZM/embed/document.addEventListener(‘DOMContentLoaded’,function(){var a=document.getElementsByTagName(‘IFRAME’),i;for(i=0;i< a.length;i++){if(a[i].src.indexOf(‘2ObJZQEZM’)!==-1){a[i].height=0}}});https://primetag1.azureedge.net/static/build/embed.js
Preparo – Modo Tradicional:
  1. Começar por preparar a massa misturando numa tigela o fermento com o leite, até que o fermento se dissolva. Em seguida adicionar o ovo e a manteiga e aos poucos adicionar a farinha (poderá não ser necessário adicionar a totalidade da farinha).
  2. Amassar bem por cerca de 10 minutos, até obter uma massa lisa e elástica.
  3. Tapar com um pano e deixar levedar em local morno até que dobre de volume (entre 30 a 60 minutos).
  4. Entretanto preparar o recheio, misturando todos os ingredientes. Reservar.
  5. Estender a massa até formar um rectângulo com cerca de 1/2 centímetro de espessura.
  6. Sobre o rectângulo espalhar todo o recheio.
  7. Enrolar a massa pelo lado mais comprido, cortar fatias da espessura de um dedo e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar os rolinhos repousarem 30 minutos.
  8. Misturar o ovo com a água e a pitada de sal e espalhar sobre os rolinhos. Salpicar com açúcar cristal a gosto e levar ao forno a 200ºC por 8 minutos.
  9. Depois de cozidos polvilhar com açúcar em pó a gosto.
Preparo – Com robot de cozinha:
  1. No copo colocar o fermento e o leite e programar 1 minutos, 37ºC, velocidade 2. Em seguida adicionar o ovo e a manteiga e programar 30 segundos, velocidade 3. Com a máquina na velocidade 3 aos poucos adicionar a farinha (poderá não ser necessário adicionar a totalidade da farinha). Programar 3 minutos velocidade espiga. Deixar repousar dentro do copo por 30 minutos.
  2. Entretanto preparar o recheio, misturando todos os ingredientes. Reservar.
  3. Estender a massa até formar um rectângulo com cerca de 1/2 centímetro de espessura.
  4. Sobre o rectângulo espalhar todo o recheio.
  5. Enrolar a massa pelo lado mais comprido, cortar fatias da espessura de um dedo e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar os rolinhos repousarem 30 minutos.
  6. Misturar o ovo com a água e a pitada de sal e espalhar sobre os rolinhos. Salpicar com açúcar cristal a gosto e levar ao forno a 200ºC por 8 minutos.
  7. Depois de cozidos polvilhar com açúcar em pó a gosto.

Anúncios

14 thoughts on “Rolinhos de canela [Receita em vídeo]

  1. Ficaram lindos! Fiquei a perceber (finalmente) o que é isso do dia um na cozinha que eu estava fartinha de ver em vários blogs que sigo, e nunca tinha percebido o que realmente era! Tenho de ver se faço esta receita, mas com chocolatinho, que a malta cá de casa é esquisita…só eu é que gosto de canela! Beijinhos!

    Gostar

  2. Têm excelente aspeto! Na Páscoa fiz algo semelhante, uns folares enrolados que também levam recheio que, depois de caramelizado, fica delicioso. Assim com o aspeto dos teus rolinhos, mas em tamanho maior. Os teus, como são muitos, ficam lindos todos juntinhos no tabuleiro, adoro!BeijinhoSusana

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.