Doce de caramelo e chocolate

Há combinações de sabores que nunca desiludem, na minha opinião uma delas é caramelo e chocolate. Estes dois nasceram para estarem juntos 🙂
Aqui em casa, temos um receita que adoramos e que fazemos muitas vezes (Doce de Leite Condensado) que é estilo doce da casa, e quando recebi,  para experimentar, os caramelos com sabor a chocolate da Werther’s Original, lembrei-me que poderia fazer uma adaptação dessa receita que certamente iria resultar em algo bastante guloso.
O resultado está à vista, uma sobremesa fácil com sabores que combinam muito bem juntos e que vai agradar miúdos e graúdos,
Com o fim-de-semana à porta, não há desculpas para não experimentar 🙂
 

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (usei a medida do leite condensado)
  • 4 ovos (usaremos apenas as gemas)
  • 1 c.sopa de amido de milho
  • 1 c.sopa de cacau em pó
  • 10 caramelos sabor a chocolate Werther’s Original
  • 150g de bolacha maria
  • 100ml de café frio
  • 1 pacote de natas
  • Bolacha ralada e caramelo a gosto para decorar

Preparo – Modo Tradicional:

  1. Misturar o leite condensado, o leite, as gemas, o amido e o cacau até obter uma mistura homogénea. Juntar os caramelos e levar a mistura ao lume brando, mexendo sempre sem parar até que a mistura comece a engrossar ligeiramente e os caramelos derretam (o lume deve estar brando, caso contrário as gemas irão cozer e o creme talhar). Dispor o creme numa tigela e reservar.
  2. Partir as bolachas em pedaços desiguais, mergulhá-las rapidamente no café, escorrer o excesso e dispor as mesmas sobre o creme.
  3. Bater as natas em ponto de chantilly e dispor sobre a sobremesa. Sobre as natas salpicar um pouco de bolacha ralada e caramelo e servir.

Preparo – Com robot de cozinha:

  1. No copo colocar os caramelos e programar 10 segundos, velocidade 9. Adicionar o leite condensado, o leite,  as gemas, o amido e o cacau e programar 30 segundos, velocidade 3. Programar 90º, 15 minutos, velocidade 3. Dispor o creme numa tigela e reservar.
  2. Partir as bolachas em pedaços desiguais, mergulhá-las rapidamente no café, escorrer o excesso e dispor as mesmas sobre o creme.
  3. Colocar as natas e a borboleta no copo bem lavado e seco e programar 1 minuto, velocidade gradual 1 a 6 (poderá ser preciso mais uns segundos até obter o ponto de chantilly) e dispor sobre a sobremesa.  Sobre as natas salpicar um pouco de bolacha ralada e caramelo e servir.

 

 

Anúncios

12 thoughts on “Doce de caramelo e chocolate

  1. Ó minha amiga, isto assim já é demais!!! ADORO caramelo, mas nunca fiz assim, faço sempre da forma tradicional com o açúcar em ponto e as natas. Faço um bolo de caramelo e chocolate que amo, mas esta sobremesa de colher também deve ser divina. Gosto mesmo muito de caramelo, não sei se já tinha dito ;)Beijinhos.Susana

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.