Bolo de Claras com morangos e cobertura de chocolate

Chegámos praticamente ao fim das festas, faltam os reis ainda, mas podemos dizer que já estamos perto do fim… Se forem como eu, têm certamente bastantes claras de sobra no frigorífico, de todas as sobremesas que entretanto foram preparadas. Se esse é o vosso caso, chegaram ao sítio certo, pois tenho uma ótima opção para aproveitamento de claras.

A receita foi adaptada do Blog da querida Fátima, o Bolinho de Sábado, se gostam de coisas docinhas, recomendo uma visita, é uma verdadeira perdição.
É muito simples de preparar, versátil (a receita original é feita com framboesas, mas podem omitir, ou aromatizar com laranja/canela, adicionar côco, etc), resulta num bolinho extremamente fofo e é delicioso!
A cobertura foi uma adição gulosa pela qual optei, mas podem omitir caso o desejem.
Experimentem e confirmem por vocês mesmos se é ou não é delicioso! 🙂
Um bom ano a todos os meus leitores, que o novo ano seja repleto de luz e alegria!
Ingredientes:
Bolo
  • 6 claras
  • 100 g de manteiga
  • 200 g de açúcar
  • 1 limão
  • 2 dl de leite
  • 350 g de farinha
  • 1 c. de chá de fermento
  • 1 c. de sopa de óleo
  • 1 pitada de sal
  • morangos cortados em pedaços a gosto q.b.
Cobertura
  • 200g de chocolate meio amargo
  • 200ml de natas

Preparo – Modo Tradicional:

  1. Bater a manteiga com o açúcar a adicionar as raspas de limão e o óleo.
  2. Aos poucos adicionar o leite e a farinha com o fermento, intercalado. Bater de formar a incorporar todos os ingredientes.
  3. Bater as claras, com uma pitada de sal, em castelo e adicionar gentilmente à mistura anterior. Por fim incorporar delicadamente os morangos previamente envoltos em 1 c.sopa de farinha (previne que os morangos afundem na forma)
  4. Levar ao forno pré aquecido a 180º, em forma com chaminé untada e polvilhada de farinha, cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro da forma saia limpo.
  5. Para a cobertura, aquecer as natas, sem ferver, e jogar sobre o chocolate partido em pedaços. Deixar repousar 5 miutos, mexer para dissolver o chocolate completamente e verter o preparado sobre o bolo já desenformado e frio.
Preparo – Com robot de cozinha:

  1. No copo colocar as claras, com uma pitada de sal, e a borboleta e programar 7 minutos, velocidade 3 e 1/2. Remover a borboleta e reservar.
  2. No copo colocar a casca do limão e programar 10 segundos, velocidade 9. Adicionar a manteiga com o açúcar e o óleo e programar 1 minuto, velocidade 3.
  3. Com a máquina em funcionamento na velocidade 3, aos poucos adicionar o leite e a farinha com o fermento, intercalado. Misturar de formar a incorporar todos os ingredientes.
  4. Adicionar gentilmente, com o auxílio da espátula, as claras à mistura anterior. Por fim incorporar delicadamente os morangos previamente envoltos em 1 c.sopa de farinha (previne que os morangos afundem na forma)
  5. Levar ao forno pré aquecido a 180º, em forma com chaminé untada e polvilhada de farinha, cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro da forma saia limpo.
  6. Para a cobertura, aquecer as natas, sem ferver, e jogar sobre o chocolate partido em pedaços. Deixar repousar 5 miutos, mexer para dissolver o chocolate completamente e verter o preparado sobre o bolo já desenformado e frio.

 

Advertisements

37 thoughts

  1. Nunca fiz um bolo de claras, é uma excelente ideia! A minha mãe aproveita as claras para fazer sempre molotov, mas eu não gosto nada, para uma próxima vou fazer esta receita, já está guardada :)BOM ANO! Beijinhos

  2. Obrigada Cláudia! Nunca o fiz em forma que não a de chaminé, contudo não vejo qualquer problema em usar outra forma. O único cuidado a ter é o do tempo de cozedura. Se for em forma rectangular, o centro pode demorar um pouco mais a cozer. Mas nada como ir fazendo o teste do palito para ver se já cozeu! :)Beijinhos*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.