Filetes de peixe com molho de mostarda #glutenfree #dairyfree [No microondas – Receita em vídeo]

É possível cozinhar no microondas de forma prática e saudável, não sacrificando, de todo, o sabor.
A prova disso são estes filetes com molho de mostarda.

Uma opção saudável, apta para quem tem intolerância ao glúten ou à lactose, e muito prática.
Podem tornar a receita ainda mais rápida se optarem por um molho béchamel de compra, mas tendo em conta o tempo/dificuldade de preparar um em casa, diria que não compensa.

Dou-vos a dica de usarem o plástico filme no lugar da tampa, para o caso de não terem tampas próprias para microondas. O único cuidado a ter é o de fazer alguns buracos para que os vapores possam sair.

O peixe fica muito saboroso e suculento.
É uma opção bem prática para as refeições da semana, onde muitas vezes não temos muito tempo mas queremos algo saudável e saboroso.

Experimentem e contem-me o que acharam! 😊

 

Esta receita foi desenvolvida em parceria com a Hoover.

Ingredientes:

  • 3 filetes de peixe – usem o que preferirem, eu optei por pescada
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 cenoura picada
  • 50ml de vinho branco
  • 50ml de azeite
  • sal e pimenta a gosto
  • 500ml de bebida de arroz
  • 1 c.sopa de manteiga vegetal
  • 1 c.sopa de farinha de arroz
  • 1 pitada de noz moscada
  • ervas frescas aromáticas a gosto (usei endro)
  • 2 c.sopa de mostarda (usei dijon)
Preparo:
  1. Começar por preparar o molho de mostarda, iniciando pelo béchamel, sem glúten e sem lactose.
  2. Num tachinho colocar a manteiga e levar a derreter. Adicionar então a farinha e mexer bem para cozinhar um pouco. Aos poucos e, mexendo sempre entre cada adição, juntar a bebida de arroz, até que a mistura fique homogénea e cremosa. Temperar com sal e uma pitada de noz moscada, juntar as ervas aromáticas e misturar bem. Reservar.
  3. Numa travessa que possa ir ao microondas, colocar a cebola, alho e cenoura e espalhar por toda a superfície da travessa. Por cima, dispor os filetes de peixe, o vinho branco e azeite e temperar com sal e pimenta a gosto. Cobrir a travessa com película aderente e fazer uns pequenos furos na película (com o auxílio de uma faca) para permitir a saída dos vapores.
  4. Levar ao microondas, em potência máxima, por 10 minutos (No caso do microondas Hoover, seleccionar o programa A2+b2+360g). Enquanto o peixe cozinha, misturar a mostarda com o molho béchamel já morno e misturar bem. Reservar.
  5. Passados os 10 minutos, retirar o peixe do microondas, remover a película e cobrir o peixe com o molho béchamel, previamente misturado com a mostarda.
  6. Retornar ao microondas por mais 5 minutos, na opção grill, para tostar ligeiramente a superfície. Servir quente, com acompanhamento de puré de batata ou arroz.

 

 

Advertisements

19 thoughts

  1. Nunca cozinhei nada no microondas, confesso que não sou fã… mas também nunca experimentei. De qualquer forma ficou com super bom aspecto e quando não tiver muito tempo para cozinhar talvez experimente! :)Beijinhos!*

  2. Ana, fiquei fã da tua receita. O vídeo está deliciosoooo!!! :DComo já te escrevi o meu microondas avariou e agora comprei um com mais funcionalidades. Por isso esta receita é uma maravilha para estrear os cozinhados nele! :)Beijinho. Gostei de ser glutten free e sem lactose…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.