Pão de banana com cacau e nozes #omelhordesempre

Este é, de longe, o melhor pão de banana que comi até hoje!
A receita nasceu de uma experiência minha, e correu tão, mas tão bem, que não poderia deixar de partilhar convosco.

Já experimentei vários pães de banana, e a maioria deles não me agradava na totalidade. Ou sabiam demasiado a banana (de tal forma que chegava a enjoar), ou ficavam com uma consistência estranha (de bolo cru ou algo parecido).

Este ficou no ponto! Com uma textura húmida, fofo, saboroso é uma excelente forma de começar o dia e resulta num excelente lanche a meio da manhã ou da tarde. E o melhor de tudo é que é fazer tudo numa só tigela, colocar numa forma untada e já está! Mais simples que isto, é praticamente impossível!

Os ingredientes foram cuidadosamente escolhidos, e são os que usualmente temos em casa (possivelmente a excepção será a farinha de espelta, mas poderão substituir por farinha de trigo simples ou integral).

Eu sei que sou suspeita para falar, mas garanto que este pão é mesmo muito bom!
Já não há desculpa para deitar fora aquelas bananas que se encontram solitárias e bem madurinhas na fruteira (quanto mais madurinhas, melhor).😊

Ingredientes:
→ 2 bananas bem maduras
→ 1 c.chá de essência de baunilha
→ 2 ovos
→ 3/4 chávena de iogurte grego
→ 2 c.sopa de óleo de côco (ou outro óleo da vossa preferência)
→ 3 c.sopa de mel
→ 2 c.sopa de cacau em pó
→ 2 chávenas de farinha de espelta (ou farinha de trigo simples/integral)
→ 1 c.chá de fermento para bolos
→ 1/2 chávena de nozes picadas
→ Opcional: 2 c.sopa de pepitas de cacau (podem substituir por chocolate negro cortado em pedaços pequenos)

Preparo – Modo Tradicional:
1) Numa tigela grande, colocar as bananas descascadas e amassar com um garfo, até obter um puré.
2) Juntar a essência de baunilha, os ovos, o iogurte grego, o óleo de côco e o mel e misturar bem até obter uma mistura homegénea.
3) Juntar os restantes ingredientes, envolvendo bem
4) Verter a mistura para uma forma rectangular (das de bolo inglês) untada com manteiga ou óleo de côco, e polvilhada com um pouco de farinha. Se desejar pode salpicar com algumas nozes no topo da massa.
5) Levar ao forno, a 180ºC por cerca de 30 a 40 minutos ou até que, um palito de madeira inserido no meio do pão, saia limpo. Deixar arrefecer por completo antes de servir.

Preparo – Com robot de cozinha:
1) No copo colocar as bananas descascadas, a essência de baunilha, os ovos, o iogurte grego, o óleo de côco e o mel e programar 1 minuto, velocidade 3.
2) Juntar os restantes ingredientes, com excepção das nozes e as pepitas de cacau e programar, 30 segundos, velocidade 3. Adicionar as nozes e as pepitas de cacau e envolver com o auxílio de uma espátula.
3) Verter a mistura para uma forma rectangular (das de bolo inglês) untada com manteiga ou óleo de côco, e polvilhada com um pouco de farinha. Se desejar pode salpicar com algumas nozes no topo da massa.
4) Levar ao forno, a 180ºC por cerca de 30 a 40 minutos ou até que, um palito de madeira inserido no meio do pão, saia limpo. Deixar arrefecer por completo antes de servir.

 

 

 

Anúncios

12 thoughts on “Pão de banana com cacau e nozes #omelhordesempre

  1. Primeiro de tudo, muitos parabéns minha querida pela tua nova fase de vida, ainda não tinha tido oportunidade de cá vir depois do teu anuncio maravilhoso!Espero de coração que vivas em pleno todos os segundos 🙂 A receita que nos trazes é uma verdadeira delicia. As imagens falam por si!Um beijinho!Cláudia L.Histórias & Aromas 🌻

    Gostar

  2. Olá Mila, obrigada! :)O óleo de côco que usei também estava solidificado, não tem problema nenhum. Pode usar mesmo assim (pois apesar de sólido é macio) ou se preferiri derreta antes de misturar na massa, para facilitar. Podes usar as bananas congeladas também, é capaz é de ser melhor deixar descongelar antes de usar, para ser mais fácil manusear.Espero ter ajudado ;)Beijinhos*

    Gostar

  3. Olá Ana,O pão está com óptimo aspecto e parece delicioso.Uma vez que sou alérgica à lactose e ao glúten pergunto-lhe quais os melhores substitutos para o iogurte grego e a farinha de espelta?Obrigada por partilhar a receita.Beijinhos.

    Gostar

  4. Olá Micaela,Obrigada eu pela visita!Antes de recomendar o que quer que seja de alterações, é importante referir que não as testei, pelo que não consigo garantir que o resultado seja igual. :)Para o iogurte grego, sugiro que experimente iogurte de côco (há uns da Alpro que são muito bons). Para as farinhas, a melhor mesmo será a farinha de trigo sem gluten ou farinha de trigo sarraceno, ou até mesmo uma mistura de farinha de arroz e de aveia – a primeira é mais seca a segunda mais húmida, a mistura das duas deve resultar bem (sei que existem outras opções mas como farinhas de quinoa e outras, mas nunca trabalhei com elas, não sei dizer se resultariam bem ou não).Espero ter ajudado, beijinhos*

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.