Lasanha apetitosa e reconfortante #norobotdecozinha

O Outono começou de forma tímida.
Os dias começam e terminam com temperaturas mais frescas, mas a meio, a temperatura está amena e agradável.
A receita de hoje é um prato reconfortante, que apreciamos bastante aqui em casa, e que nas noites mais frescas, já apetece.

Esta receita foi feita inteiramente no meu robot de cozinha, porque aprecio a praticidade do mesmo para este tipo de pratos, mas deixo todos passos para quem a preferir fazer de forma tradicional.

Aproveitem o feriado para fazer este prato tão reconfortante e de forma geral tão apreciado. Se tiverem sobrar, podem perfeitamente levar na marmita para o dia seguinte, e assim têm um dois em 1, almoço/jantar do feriado e marmita para o dia seguinte, no trabalho 😊

Ingredientes:
Para a Carne
→ 1 cebola (150g)
→ 2 dentes de alho (40g)
→ 1 folha de louro
→ 40g de azeite
→ 2 tomates (220g)
→ Folhas de manjericão fresco a gosto
→ 500g de carne picada
→ 1 c.sopa de molho de soja
→ 1 c.chá de mostarda em grão
→ 2 c.sopa de polpa de tomate
→ sal e pimenta a gosto
→ 1 cálice de vinho branco
→ 50 g de bacon em pedaços
Para o Molho Branco
→ 650g de leite
→ 50g de farinha
→ 40g de manteiga
→ sal, pimenta e noz moscada a gosto
Para a montagem
→ 300ml de natas
→ 200g de queijo ralado
→ folhas de lasanha
→ orégãos
→ pimentão doce em pó

Preparo – Modo Tradicional:
1) Começar preparando o molho, colocando num tachinho a manteiga e levar a derreter. Quando estiver derretida, juntar a farinha e cozinhar por 2 minutos para amenizar o sabor forte da farinha. Aos poucos, em lume brando, adicionar o leite, mexendo bem para evitar grumos. Mexer até que o molho engrosse. Temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Reservar. (antes de usar, na montagem da lasanha, mexer bem para a textura voltar a ficar cremosa).
2) Numa frigideira grande e funda, colocar o bacon e um fio de azeite (10g) e levar a dourar.
3) Adicionar a cebola picada, 1 dente de alho picado e a folha de louro e refogar até que a cebola fique translúcida.
4) Adicionar os tomates (sem pele e sem sementes) cortados em pedaços pequenos e as folhas de manjericão e deixar cozinhar entre 5 a 10 minutos para que o tomate amoleça e solte alguma da sua água.
5) Remover a folha de louro, juntar a carne picada,  a soja a mostarda, a polpa de tomate, o vinho branco e temperar com sal e pimenta a gosto, mexer bem para envolver todos os sabores e deixar cozinhar em lume brando por 10 a 15 minutos para apurar os sabores.
6) Montar a lasanha começando por dispor, numa travessa de forno, uma fina camada de molho branco, e 2 c.sopa de natas. Cobrir com folhas de lasanha, tapar as folhas com a carne, polvilhar a carne com um pouco de queijo ralado, orégãos e pimentão doce em pó.
7) Repetir o passo 6, até que termine a carne. Finalizar a lasanha com uma camada de folhas de lasanha, coberta com molho branco e natas e polvilhada com queijo ralado, orégãos e pimentão doce em pó.
8) Levar ao forno, a 180ºC, por cerca de 30 minutos, ou até se veja borbulhar o recheio e o topo esteja dourado (se o topo dourar mas a massa ainda não estiver cozinhada, cobrir a travessa com uma folha de papel alumínio e deixar no forno até que a massa cozinhe).

Preparo – Com robot de cozinha:
1) Começar preparando o molho, colocando todos os ingredientes no copo e programando 8 minutos, 90ºC, velocidade 4. Reservar. (Antes de usar, na montagem da lasanha, mexer bem para a textura voltar a ficar cremosa).
2) No copo limpo colocar o bacon e um fio de azeite (10g) e programar 6 minutos, varoma, velocidade 1. Adicionar a cebola picada, 1 dente de alho picado e a folha de louro e programar 6 minutos, varoma, velocidade colher inversa. Adicionar os tomates (sem pele e sem sementes) cortados em pedaços pequenos e as folhas de manjericão e 8 minutos, varoma, velocidade colher inversa.
3) Remover a folha de louro, juntar a carne picada,  a soja a mostarda, a polpa de tomate, o vinho branco e temperar com sal e pimenta a gosto e programar 10 minutos, 100ºC, velocidade 1 inversa.
4) Montar a lasanha começando por dispor, numa travessa de forno, uma fina camada de molho branco, e 2 c.sopa de natas. Cobrir com folhas de lasanha, tapar as folhas com a carne, polvilhar a carne com um pouco de queijo ralado, orégãos e pimentão doce em pó.
5) Repetir o passo 6, até que termine a carne. Finalizar a lasanha com uma camada de folhas de lasanha, coberta com molho branco e natas e polvilhada com queijo ralado, orégãos e pimentão doce em pó.
6) Levar ao forno, a 180ºC, por cerca de 30 minutos, ou até se veja borbulhar o recheio e o topo esteja dourado (se o topo dourar mas a massa ainda não estiver cozinhada, cobrir a travessa com uma folha de papel alumínio e deixar no forno até que a massa cozinhe).

 

 

 

 

Anúncios

7 thoughts on “Lasanha apetitosa e reconfortante #norobotdecozinha

  1. Não sabes mas ficas a saber…eu adoro lasanha! Adorar ao estilo Garfield! Eheh. Mas como o Sarinho não gosta como raramente quando faço para mim e para os meus pais. 🙂 Por isso aceitava um pratinho recheado desta maravilha e se sobrar levo para o almoço. Eheheh. Beijinho grande minha linda.

    Gostar

  2. Já fiz lasanhas cá por casa com robot e sem robot, mas os meus meninos são tão esquisitos que preferem as de compras. Achas normal? Eu não! Vou guardar a tua receita, para ver se é desta que os convenço. beijinhoshttps://saboresdoninho.blogspot.pt

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.