Doces para festas – Sugestões práticas

O fim de ano aproxima-se e geralmente a chegada do novo ano vem acompanhada de festa!
Quer seja em família como entre amigos, celebra-se a chegada do novo ano com petiscos para todos os gostos!
Hoje trago-vos 4 sugestões práticas de doces que poderão compor a vossa mesa de fim de ano (estes em particular tiveram presença na festa do meu aniversário/baby shower e foram, segundo o feedback de todos os presentes, um verdadeiro sucesso!).
Com excepção do “cheesecake fingido”, todas as restantes sugestões podem ser preparadas de véspera, o que é óptimo para optimizar tempo!
Seguem as sugestões, espero que gostem!

Muffins de laranja com pepitas de chocolate
Ingredientes:
→ 80ml de óleo
→ 180ml de sumo de laranja
→ raspa de 1 laranja
→ 2 ovos
→ 200g de açúcar + qb para polvilhar
→ 275g de farinha
→ 1 c.sopa de fermento
→ 150g de pepitas de chocolate

Preparo – Modo tradicional:
1) Numa tigela mistura todos os ingredientes líquidos com a raspa da laranja. Adicionar em seguida o açúcar, envolvendo bem e em seguida a farinha, misturando até obter uma massa lisa.
2) Envolver cuidadosamente 3/4 das pepitas de chocolate.
3) Dispor a massa em formas de muffins, forradas com papel próprio para muffins. Sobre cada forma, distribuir as restantes pepitas de chocolate, polvilhar com um pouco de açúcar e levar ao forno a 180 ºC por 30 minutos.

Preparo – Com robot de cozinha:
1) No copo, colocar a borboleta e todos os ingredientes líquidos com a raspa da laranja e programar 30 segundos, velocidade 3.
2) Adicionar em seguida o açúcar e a farinha e programar 30 segundos, velocidade 3.
3)Envolver cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, 3/4 das pepitas de chocolate. Dispor a massa em formas de muffins, forradas com papel próprio para muffins. Sobre cada forma, distribuir as restantes pepitas de chocolate, polvilhar com um pouco de açúcar e levar ao forno a 180ºC por 30 minutos.

Brigadeiros de chocolate
Ingredientes:
→ 1 lata de leite condensado
→ 1 c.sopa de manteiga
→ 3 c.sopa de cacau em pó (se optarem por achocolatado o resultado final será mais doce)
→ Granulado de chocolate (branco e/ou preto, consoante preferirem).

Modo de Preparo:
1) Colocar todos os ingredientes, com excepção do granulado, numa panela e levar ao lume médio, mexendo sempre, até que a mistura comece a descolar da panela (já se consiga ver o fundo ao passar com a colher).
2) Ao atingir o ponto, verter a mistura para um prato fundo, untando com manteiga, cobrir com uma folha de plástico filme e deixar arrefecer.
3) Depois de frios formar, com as mãos untadas com óleo, bolinhas do tamanho desejado, passando-as pelo granulado e colocando em forminhas de papel. Conservar no frigorífico até ao momento de servir.

 

Cheesecake fingido de framboesa
Ingredientes:
→ 1Kg de iogurte grego
→ 5 c.sopa de mel
→ 1 pacote de bolachas (usei Chiquilin)
→ 300g de compota de framboesa

Preparo – Modo Tradicional:
1) Começar por triturar as bolachas até obter um farelo fino. Reservar.
2) Misturar o iogurte com o mel, envolvendo bem. Reservar.
3) No momento da montagem do cheesecake, que deverá ser feita no próprio dia em que será consumido, dispor o farelo de bolacha na base da travessa onde forem servir o doce (ou taças individuais como na foto), cobrir com o iogurte, e por fim decorar com a compota de framboesa.

Preparo – Com robot de cozinha:
1) Começar por triturar as bolachas, colocando as bolachas no copo dando alguns golpes de turbo até obter uma farofa. Reservar.
2) No copo limpo, colocar o iogurte e o mel, e programar 30 segundos, velocidade 4. Reservar.
3) No momento da montagem do cheesecake, que deverá ser feita no próprio dia em que será consumido, dispor o farelo de bolacha na base da travessa onde forem servir o doce (ou taças individuais como na foto), cobrir com o iogurte, e por fim decorar com a compota de framboesa.

 

Mousse de Oreo

Ingredientes:
→ 2 pacotes de bolacha Oreo
→ 2 pacotes de natas bem geladas
→ 1 lata de leite condensado
→ 2 folhas de gelatina
Preparo – Modo Tradicional:
1) Triturar grosseiramente um dos pacotes de bolacha Oreo e reservar.
2) Com o outro pacote, separar as bolachas do recheio, reservar o recheio e triturar as bolachas até obter um farelo. Reservar.
3) Demolhar as folhas de gelatina em água fria por alguns minutos. Enquanto isso, bater as natas em ponto de chantilly, adicionar o leite condensado, as bolachas grosseiramente trituradas do ponto 1, o recheio das bolachas do ponto 2 e envolver bem.
4) Escorrer a água da gelatina e levar a mesma ao microondas por 5 segundos. Adicionar em seguida a gelatina à mousse, envolver bem e verter a mousse para a travessa onde será servida (ou para as tacinhas individuais). Levar ao frigorífico e, no dia em que a mousse for consumida, decorar com o farelo de bolacha do ponto 3.
Preparo – Com robot de cozinha:
1) No copo, colocar um dos pacotes de bolacha Oreo e dar 2 a 3 golpes de turno de forma a triturar grosseiramente. Reservar num recipiente.
2) Com o outro pacote, separar as bolachas do recheio, reservar o recheio e triturar as bolachas  com golpes de turbo até obter um farelo. Reservar.
3) Demolhar as folhas de gelatina em água fria por alguns minutos. Enquanto isso, No copo colocar as natas e a borboleta e programar 3 a 4 minutos, velocidade 3 e 1/2, adicionar o leite condensado e o recheio das bolachas do ponto 2 e programar 30 segundos, velocidade 3.
4) Escorrer a água da gelatina e levar a mesma ao microondas por 5 segundos. Adicionar em seguida a gelatina à mousse assim como as bolachas grosseiramente trituradas do ponto 1, envolver bem com o auxílio da espátula e verter a mousse para a travessa onde será servida (ou para as tacinhas individuais). Levar ao frigorífico e, no dia em que a mousse for consumida, decorar com o farelo de bolacha do ponto 3.
Anúncios

5 thoughts on “Doces para festas – Sugestões práticas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.