Arroz de Frango no Forno

ArrozFrango_2

Este receita foi inicialmente partilhada no Instagram (se ainda não me acompanham por lá podem fazê-lo aqui), onde fiz uma pequena foto-reportagem nos stories, com o passo-a-passo de toda a receita.

Se quiserem, podem ver o passo-a-passo no Instagram (cliquem na imagem para serem re-direccionados):instagram

A receita foi tão bem recebida, que achei que merecia vir para o Blog, até porque sei que muitos dos meus leitores não têm ou não usam o Instagram (mas olhem que deviam, é sem dúvida a rede social do momento!).

A chave desta receita é a cozedura do frango, que deve ser feita com alguma antecedência (preferencialmente de véspera) num caldo rico em sabor.

Se tiverem panelas que possam ir ao forno, usem, assim evitam sujar muita loiça (fica praticamente um “one pot chicken rice”.

Optei por usar frango do campo, pois o sabor é inegavelmente melhor e acaba por render mais. No caso este arroz rendeu para o jantar de 5 pessoas e ainda foi o almoço do dia de seguinte de 4.

Podem fazer em doses individuais e congelar (antes de colocar o ovo e a linguiça) para ser consumido em diversas refeições.

Fica delicioso, recomendo vivamente que experimentem!

Ingredientes:
1/2 frango do campo
1 cenoura
1 alho francês pequeno
3 dentes de alho
2 cebolas
1 caldo de galinha
sal e pimenta a gosto
1 raminho de salsa
1 pitada de colorau
tomilho e manjericão seco a gosto
2 dl de vinho branco
4 linguiças
2 chávenas de arroz agulha
1 ovo + 1 gema
Azeite a gosto

Modo de Preparo:
1) Começar por preparar o frango, colocando-o (com pele e osso) numa panela grande. Adicionar a cenoura descascada e cortada em tiras finas, uma cebola descascada e cortada em gomos, os dentes de alho descascados e inteiros, o alho francês em rodelas, o caldo de galinha, sal e pimenta a gosto, a salsa, o colorau o tomilho e manjericão, o vinho e cobrir totalmente com água. Levar a cozer, em lume médio, por cerca de 1 + 1/2 hora.
2) Depois de cozido, retirar o frango do caldo (reservar o caldo), retirar-lhe a pele, ossos e desfiar. Eu aproveito os legumes do caldo para adicionar ao arroz, mas podem descartar se não gostarem.
3) Para o arroz, colocar numa panela um fio de azeite e junto uma cebola descascada e grosseiramente picada assim como 2 linguiças cortadas em rodelas. Deixar refogar até a cebola ficar translúcida.
4) Juntar o frango e deixar cozinhar uns minutos.
5) Adicionar o arroz e deixar fritar 2 minutos.
6) Regar com 1 litro de caldo da cozedura do frango, rectificar o sal e deixar cozinhar 10 minutos.
7) Levar a panela ao forno, pré-aquecido a 210ºC, por cerca de 10 minutos (ou até a água do arroz tiver sido absorvida).
8) Retirar do forno e verter sobre o arroz 1 ovo + 1 gema batida e distribuir a 2 linguiças restantes cortadas em rodelas. Levar ao forno até dourar.

ArrozFrango_3ArrozFrango_1

Anúncios

2 thoughts on “Arroz de Frango no Forno

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.