Brownies natalícios

BrowniesNatalícios_1

O Natal aproxima-se a passos largos, e por aqui começamos a pensar o que se vai preparar para aconchegar a barriga dos comensais 🙂

Para entrar no “mood“, tenho neste momento uma lista de músicas clássicas de Natal a tocar no Spotify e vou beberricando do meu chá Lúcia-lima com limão (dos poucos que ainda aprecio).

Um dos elementos que pretendo incluir este ano, na nossa mesa de Natal, são estes Brownies. Uma escolha improvável (pelo menos para o tipo de doces que costumamos servir nesta altura), que ganhou justamente o seu lugar de destaque.

Este Brownie é perfeito para amantes de chocolate. Super rico, denso e decadente, como um brownie deve ser. Fica cremoso no seu interior, com uma consistência quase de mousse, perfeito!

Chamei-lhe brownies natalícios pois têm alguns elementos que quando misturados me lembram o Natal (cerejas cristalizadas, nozes-macadâmia e chocolates – branco e negro).

É um bolo que sacia bastante, pelo que uma pequena porção é suficiente, até mesmo para os chocólatros assumidos! Rende cerca de 20 quadradinhos.

A receita é do “meu” querido Jamie Oliver (do livro “As Receitas de Natal do Jamie Oliver“, página 280), que nunca me deixa ficar mal! Foi uma prenda que recebi de Natal e adorei, pelo que considero uma excelente sugestão de oferta para quem gosta de cozinhar, tem receitas ótimas!

350x

Experimentem estes brownies, prometo que vão ficar tão fãs quanto nós.

Ingredientes:

  • 200g de manteiga sem sal (mais um pouco para untar)
  • 100g de chocolate branco
  • 200g de chocolate negro (70%)
  • 200ml de xarope de ácer
  • 4 ovos grandes
  • 100g de farinha sem fermento
  • 100g de cacau em pó
  • 1 c.chá de fermento em pó
  • 100g de nozes-macadâmia
  • 100g de cerejas cristalizadas
  • 1 pitada de sal
  • açúcar em pó para polvilhar

BrowniesNatalícios_4

Preparo – Modo Tradicional:

  1. Pré-aquecer o forno a 170ºC.
  2. Untar com manteiga um tabuleiro quadrado de 23cm e no fundo untando com manteiga, colocar uma folha de papel vegetal.
  3. Partir o chocolate branco em pedaços, colocar num tabuleiro e guardar no congelador (isto irá prevenir que o chocolate derreta em demasia quando os brownies estiverem no forno.
  4. Derreter o chocolate negro com a manteiga em banho-maria, numa tigela grande, mexendo até obter uma textura aveludada. Retirar do lume e adicionar o xarope de ácer, batendo bem e em seguida os ovos, um a um, sem parar de bater.
  5. Incorporar a farinha, o cacau e o fermento.
  6. Por fim, juntar as nozes, o chocolate branco e as cerejas, grosseiramente picadas e uma pitada de sal, misturando bem.
  7. Verter o preparado sobre o tabuleiro untado e levar ao forno por 17 minutos e 30 segundos (para ficar com a consistência cremosa). Ao arrefecer, a manteiga e o chocolate vão solidificar e dar a consistência fantástica que caracteriza estes brownies.
  8. Quando estiverem completamente frios (idealmente preparar de véspera), cortar em quadrados, e transferir para um prato de servir, polvilhando com açúcar em pó.

Preparo – Com robot de cozinha:

  1. Pré-aquecer o forno a 170ºC.
  2. Untar com manteiga um tabuleiro quadrado de 23cm e no fundo untando com manteiga, colocar uma folha de papel vegetal.
  3. Partir o chocolate branco em pedaços, colocar num tabuleiro e guardar no congelador (isto irá prevenir que o chocolate derreta em demasia quando os brownies estiverem no forno.
  4. No copo colocar o chocolate negro com a manteiga e programar 5 minutos, 50ºC, velocidade 2. Adicionar o xarope de ácer e programar 30 segundos, velocidade 4.
  5. Com a máquina em funcionamento, na velocidade 4, juntar os ovos, um a um.
  6. Incorporar a farinha, o cacau e o fermento e programar, 30 segundos, velocidade 3.
  7. Por fim, juntar as nozes, o chocolate branco e as cerejas, grosseiramente picadas e uma pitada de sal, misturando bem com a espátula.
  8. Verter o preparado sobre o tabuleiro untado e levar ao forno por 17 minutos e 30 segundos (para ficar com a consistência cremosa). Ao arrefecer, a manteiga e o chocolate vão solidificar e dar a consistência fantástica que caracteriza estes brownies.
  9. Quando estiverem completamente frios (idealmente preparar de véspera), cortar em quadrados, e transferir para um prato de servir, polvilhando com açúcar em pó.

BrowniesNatalícios_3

 

Advertisements

4 thoughts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.