Ovos rotos com presunto

20191216_131055

A primeira vez que comi ovos rotos foi num restaurante de tapas na minha zona. Já tinha ouvido falar maravilhas mas nunca havia experimentado. Gostei muito da combinação de sabores e da sua simplicidade e decidi que teria de experimentar em casa.

A versão que experimentei não levava pimento nem a cebola caramelizada, mas achei que a adição desses dois elementos iria trazer ainda mais sabor ao prato, e não me enganei.

Há quem sirva os ovos rotos com bacon, mas pessoalmente prefiro o presunto.

Este prato tanto pode ser servido como uma entrada, numa vertente de petisco, como pode ser consumido como prato principal. A sugestão que vos dou foi servida como entrada para 4 pessoas. Estas mesmas quantidades, para prato principal dariam para 2 pessoas.

Ingredientes:

3 batatas médias para fritar
1 cebola pequena
0,5 dl de azeite
1 c.sopa de açúcar
1 pitada de sal
1/2 pimento vermelho assado
4 ovos
8 fatias de presunto
1 raminho de salsa

Modo de preparo:

  1. Começar por descascar as batatas e lavar em água abundante. Cortar em rodelas e depois em tiras. Secar bem e fritar em óleo bem quente até que comece a alourar. Escorrer as batatas sobre papel de cozinha para absorver o excesso de gordura, temperar com sal e reservar.
  2. Descascar a cebola, cortar em meias luas finamente e colocar numa frigideira anti-aderente juntamente com o azeite. Levar a refogar até que a cebola fique translúcida. Adicionar o açúcar e o sal e deixar refogar mexendo ocasionalmente até que a cebola comece a dourar. Nesse momento adicionar o pimento finamente fatiado e cozinhar por 2 minutos.
  3. Juntar as batatas fritas, envolver bem e partir os 4 ovos sobre as batatas, temperando com sal a gosto. Tapar com uma tampa e deixar cozinhar em lume brando por 3 minutos.
  4. Destapar a frigideira, retirar do lume, remexer ligeiramente os ovos para os romper, juntar as fatias de presunto, salpicar com a salsa picada e servir de imediato.

20191216_130417

20191216_131127

Advertisements

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.