Cheesecake de 4 queijos e bolacha Lótus

20200605_125610

Uma sobremesa refrescante e gulosa é sempre bem-vinda, especialmente agora que os dias já são mais quentes.

Este cheesecake já estava na minha lista de receitas a experimentar há já algum tempo e, ainda que demorado, chegou em muito boa hora.

20200605_124909

Para a cobertura optei por um Lemon Curd (tenho duas versões no Blog uma sem ovos – aqui e outra com ovos – aqui), não só porque adoro mas também porque achei que combinaria muito bem com a sobremesa (não me enganei!), no entanto também deverá resultar lindamente com compota de doces vermelhos ou até doce de abóbora.

O cheesecake em si é composto por 3 camadas, uma de massa quebrada, outra de bolacha lótus e finalmente a camada de 4 queijos. Fica muito cremoso e a bolacha lótus dá-lhe um toque D.E.L.I.C.I.O.S.O

Com o fim-de-semana à porta temos a desculpa perfeita para por as mãos na massa 🙂
Mas atenção!! Se a quiserem comer amanhã comecem já hoje, pois este cheesecake precisa de repousar umas boas horinhas no frigorifico para atingir a consistência perfeita e para que a consigam partir sem que se desfaça em pedacinhos.

Bons cozinhados!

Ingredientes:

Para a massa quebrada

  • 40g de manteiga
  • 40g de açúcar
  • 100g de farinha
  • 1 gema

Para a camada de bolacha lótus

  • 100g de bolacha lótus
  • 40g de manteiga
  • 1 ovo

Para o recheio de queijos

  • 250g de queijo ricotta
  • 250g de mascarpone
  • 170g de requeijão Queijos Santiago
  • 175g de açúcar
  • 40g de amido de milho
  • 4 ovos
  • 1 c.sopa de extrato de baunilha
  • 150g de queijo fresco para barrar Queijos Santiago

20200605_124946

Preparo – Com robot de cozinha:

  1. Começar pela massa quebrada. No copo colocar a manteiga, o açúcar e a borboleta e programar 4 minutos, 37ºC, velocidade 4.
  2. Adicionar a gema e programar 30 segundos, velocidade 4.
  3. Remover a borboleta, juntar a farinha e programar 20 segundos, velocidade 4.
  4. Transferir a massa para uma folha de película aderente, enrolar totalmente com a película, formando uma bola, e levar ao frigorífico por uma hora.
  5. Passamos para a camada de bolacha Lótus. Com o robot de cozinha limpo e seco, colocar as bolachas Lótus e dar alguns golpes de turbo até obter uma farinha. Juntar o ovo e a manteiga e programar 30 segundos, velocidade 4. Reservar.
  6. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de 20cm de diâmetro anti-aderente, com fundo amovível, com um pouco de manteiga. Estender a massa quebrada de forma a cobrir o fundo da forma. Sobre a massa quebrada colocar a pasta de bolacha Lótus de forma a cobrir totalmente a massa quebrada. Levar ao forno a 180ºC, por cerca de 15 a 20 minutos ou até que fique dourado e firme. Reservar.
  7. Para a camada de queijo, colocar no copo limpo o queijo mascarpone, requeijão e ricota, o açúcar e o amido de milho e programar 3 minutos, velocidade 5. Com a máquina em funcionamento, na velocidade 5, adicionar pelo orifício da tampa um ovo de cada vez.
  8. Adicionar o queijo fresco e programar 30 segundos, velocidade 5.
  9. Verter o preparado de queijo sobre as massas (quebrada e de Lótus) já arrefecidas. Forrar as laterais e fundo da forma, do lado exterior, com papel de alumínio de forma a proteger da água (o cheesecake deverá cozer em banho-maria).
  10. Colocar a forma forrada numa assadeira, encher até meio com água quente e levar ao forno, a 180ºC, por 1 hora e 30 minutos (se começar a dourar demasiado cedo) cobrir o cheesecake com uma folha de papel alumínio. O cheesecake estará pronto quando, ao abanar, já quase não mexer e estiver mais firme ao toque.
  11. Retirar do forno depois de pronto, remover do banho-maria e passar uma faca ao redor de toda a borda para soltar da forma. Levar ao frigorífico por pelo menos 8 horas. Retirar do frigorífico 20 minutos antes de servir. Cobrir com o topping desejado, no caso usei Lemon Curd (tenho duas versões no Blog uma sem ovos – aqui e outra com ovos – aqui) e bolachas Lótus desfeitas.

20200605_125340

4 comentários

    • Olá Vera! Pode adaptar perfeitamente. Usei a Bimby pela sua praticidade mas se vir os passos da receita, verá que pode ser feita sem recurso à Bimby (onde poderá sentir mais dificuldade é no passo de triturar as bolachas – se não tiver nenhum robot de cozinha pode fazê-lo colocando as bolachas num saco, fechar o saco e bater as bolachas com um rolo da massa até obter um pó fino).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.